Imprensa Releases

NOVEMBRO AZUL: UM TOQUE PARA A VIDA.

CAMPANHA II

No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês  = Bigode e Novembro).

Iniciou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres apoiavam usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.

Hoje a campanha já é mundial. Atualmente é comum o movimento levar o nome deNo Shave November” , em tradução livre, Novembro sem se barbear. Alguns países continuam com o nome original (Movemberou No Shave November). No Brasil – utilizam o nome Novembro Azul, já que além do bigode a cor azul é símbolo da Campanha. A ideia é o máximo de pessoas usarem a cor azul, o bigode e a barba para deixar os “desentendidos” curiosos do motivo e então a partir dessa curiosidade espalhar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata através dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.

Símbolo da Campanha No Shave November

Símbolo da Campanha No Shave November.

A ONCOVIDA ABRAÇA ESTA CAUSA!


utf